
Danielle Maiolini
Aos 26 anos, é formada em Direito pela UFMG, onde cursa atualmente o Mestrado em Direito do Trabalho. Tem como objeto de pesquisa o esporte de alto rendimento, e a atuação de entidades representativas em busca de condições de trabalho que preservem a integridade física e psíquica dos atletas. Seu currículo inclui pós graduações em Direito do Trabalho (Universidade de Coimbra) e em Direito Desportivo e Negócios do Esporte (CEDIN). Advogada Esportiva, atua com enfoque no aspecto laboral, desde a contratação de atletas, ao encaminhamento dado em casos de lesões ou outros acidentes. Há 04 anos, faz parte da equipe que coordena o Grupo de Estudos em Direito Desportivo da UFMG. É procuradora no STJD do Futebol, conselheira da Sociedade Brasileira de Direito Desportivo (SBDD), membro da Comissão de Direito Desportivo da OAB/MG e professora da pós graduação em Negócios do Esporte e Direito Desportivo no CEDIN. Em nossa página, Danielle dará atenção especial às relações entre clubes e seus funcionários (atletas, comissão técnica, etc), trazendo uma análise sempre precisa acerca desse trabalho tão peculiar.
Felipe Tobar
Felipe Bertazzo Tobar, 27 anos, é natural de Campinas-SP, e atualmente reside em Joinville-SC. Advogado Desportivo, integra o Departamento Jurídico do Joinville Esporte Clube desde 2013. É também Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville, com dissertação intitulada “O Futebol no Jogo do Patrimônio Cultural: Análise das relações de poder”, que resultou em atribuição de conceito “A” distinguido por originalidade e densidade. Professor da Pós-Graduação em Direito Desportivo da Faculdade Metropolitanas Unidas de São Paulo (FMU/SP) e Professor convidado do Diplomado em Direito Desportivo na Universidade Autônoma do México - FES Aragon. Coautor dos livros intitulados "O Protagonismo das Torcidas Organizadas na Promoção da Paz - Ações preventivas e eficazes nos estádios e suas adjacências, segundo a legislação e o bom senso", "Derecho Deportivo - Comentarios y Reflexiones", "Direito Desportivo: Racismo, Homofobia, Bullying, Violência e Justiça Desportiva" e "A Prática do Marketing de Emboscada e da Pirataria nos Megaeventos Esportivos". Concluiu com distinção os cursos “The Olympic Games and the Media” pela Universitat Autònoma de Barcelona e “Sports and Society”, promovido pela Duke University, Estados Unidos. Pesquisador e palestrante com apresentação de artigos científicos em congressos no Brasil e no exterior. Neste espaço abordará variados temas que estão em voga em seus ramos de atuação. Análises históricas, sociológicas, culturais e jurídicas do esporte brasileiro e mundial serão os eixos norteadores das publicações.
Gabriela Abreu
Com 29 anos, a moradora da Cidade das Mangueiras e do clássico RExPA é nossa representante do Norte do país. Mestra e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Pará, é também advogada, concluinte de especialização em direito desportivo pela FBT/INEJE e mediadora. Gabriela é professora de direito empresarial e está responsável por escrever sobre direito constitucional desportivo, suas relações com direitos humanos e direito empresarial, com ênfase em societário, principal mas não exclusivamente!
Guilherme Charles
Com 22 anos, Guilherme é o caçula da página. Advogado, graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná, trabalha atualmente no Coritiba Foot Ball Club, é Procurador do Superior Tribunal de Justiça Desportiva da Liga Nacional de Basquete e é um dos fundadores do Grupo de Direito Desportivo da UFPR. Possui artigos publicados na Revista Brasileira de Direito Desportivo e já teve trabalhos selecionados para apresentação no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte. Ficará responsável por escrever sobre a Justiça Desportiva, mas também fará suas análises em outras oportunidades!
Laerte Tássio
Nosso jusdesportista alagoano é advogado graduado pela Universidade Federal de Alagoas, com 28 anos de idade, natural de União dos Palmares/AL, terra de Zumbi dos Palmares. Concluinte de especialização em Gestão do Esporte e Direito Desportivo pela FBT/INEJE, ademais de ter concluído cursos de gestão específicos para o futebol. Foi membro do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol de Alagoas e é membro-correspondente da Comissão de Direito Desportivo da OAB/SP. Foi membro da Comissão de Direito Desportivo da OAB/AL. Laerte tratará na página dos vários âmbitos do Direito Desportivo, com foco em seus aspectos internacionais.
Raísa Bonatto
A paranaense Raísa Bonatto tem 24 anos. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná, a curitibana Raísa nutriu na faculdade paixão pelo Direito Constitucional, pelo Direito Penal e pelo esporte. Pós-graduanda em Direito Público pela Universidade Cândido Mendes, Raísa foi uma das fundadoras e idealizadoras do Grupo de Direito Desportivo da UFPR. Trabalhou no Coritiba Foot Ball Club e no Ministério Público Federal, onde almeja trabalhar como procuradora da república. Ela também participou de competições internacionais em arbitragem comercial, representando a UFPR em países como a Holanda, Hungria, Sérvia e Áustria. Raísa também auxiliou com pesquisas o Grupo de Estudos de Prática Penal Internacional da UFPR. Durante sua graduação, nossa colaboradora cursou um período na Universidade de Sorbonne, em Paris, tendo como foco de seus estudos nesta universidade o Direito Internacional e a Economia política. Na página, suas publicações darão especial atenção ao Direito Constitucional e sancionatório que circundam o esporte.
*Curiosidade: o logotipo da página foi desenvolvido por sua irmã gêmea, Thamires Bonatto.
Vinícius Calixto
O advogado brasiliense Vinícius Calixto, de 26 anos, é mestrando em Direito na UFMG e co-coordenador do Grupo de Estudos em Direito Desportivo daquela instituição. Vinícius dedica-se ao estudo do Direito Desportivo desde a graduação na Universidade de Brasília, quando escreveu trabalho sobre Lex Sportiva. É membro da Comissão de Direito Desportivo da OAB/DF, professor do curso de pós-graduação em Direito Desportivo e Negócios do Esporte do CEDIN. Atuou como pesquisador em duas grandes pesquisas vinculadas ao Ministério do Esporte: o Diagnóstico Nacional do Esporte - DIESPORTE o Projeto REFERÊNCIAS para o Alto Rendimento. Seu currículo conta ainda com publicações e apresentações internacionais em congressos. Em nossa página, Vinícius tratará das relações da Lex Sportiva com o Direito Internacional, Constitucional e os Direitos Humanos. Também poderá abordar ainda questões envolvendo o Movimento Olímpico e Doping.
Samir Abdala
Samir Abdala, representante da Bahia, terra de Castro Alves e de Ruy Barbosa. Versátil jurista, joga, também, na Poesia. Reza a lenda que Toquinho escreveu para ele, mas, como Vinícius era mais famoso, tomou-lhe os créditos: “Virado, viramundo, vira e mexe, paga e vê que a vida não gosta de esperar...”. Advogado, 29 anos, natural de Salvador, dendê no sangue. Especialista pela Universidade Federal da Bahia em Direito do Estado. Coautor do Livro “A Prática do Marketing de Emboscada e da Pirataria nos Megaeventos Esportivos (2016)”. Procurador do Superior Tribunal de Justiça Desportiva da Liga Nacional de Basquete, Defensor do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Bahiana de Futebol, Subprocurador-Geral do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol de Sete da Bahia, entre outros tribunais. Membro das Comissões de Direito Desportivo e Esportes, ambas da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Bahia. Membro do Instituto de Direito Desportivo da Bahia – IDDBA. Membro da Associação Baiana de Gestão e Marketing Esportivo – ABGME. Samir discorrerá sobre os mais diversos âmbitos do Direito Desportivo, em especial Disciplinar, Estado e Esporte, Consumidor e Gestão Esportiva.










EQUIPE
Leila Barreto
A sergipana Leila Barreto é nascida em Aracaju, de 27 anos. Bacharel em Direito pela Universidade Tiradentes e posteriormente pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho pela Faculdade de Direito Damásio de Jesus, Leila é extremamente empenhada, também, nas questões sociais do direito. Para ela, toda minoria deve ser devidamente representada. Apaixonada por esportes, tem se dedicado, ademais, ao Direito Desportivo. Ocupou o cargo de Vice Presidente da Comissão Eleitoral da Confederação Brasileira de Handebol, é auditora do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol de Sergipe e atua como Coordenadora Científica de Direito Desportivo na Escola Superior de Advocacia da OAB Sergipe. Uma de suas principais premissas é o empoderamento da mulher, principalmente no âmbito desportivo. Muito do que vocês lerão sobre Direito do Trabalho Desportivo e a luta pela inclusão das mulheres nesse meio terá sido produzido por ela.
Leonardo Máximo
Leonardo é um dos representantes das Gerais nesse projeto. Advogado, formado na UFMG em 1999, possui pós graduação em direito de empresa e direito dos contratos, e mestrado em administração e negócios com foco em marketing para negócios globais pela London Business School and Finance. Em atuação no Direito Desportivo desde 2006, especialmente na seara de negócios com viés internacional, hoje é membro das comissões de Direito Desportivo da OAB; coordenador do Curso de Pós-Graduação em Negócios no Esporte e Direito Desportivo do CEDIN; e co-coordenador do Grupo de Estudos em Direito Desportivo da UFMG. Além da formação acadêmica especializada, a expertise profissional conta com experiências recentes de atuação junto à Câmara de Comércio Brasil Índia na Ásia, e como palestrante na Harvard Extension School, no curso Business of Football. Na página, suas postagens evidenciarão de forma preponderante os aspectos práticos da vivência no cenário esportivo negocial.